🎙️ Reunião Ordinária do CMPC/SA discute revisões do Regimento Interno e fortalecimento do Fórum de Cultura
📅 Na noite do dia 27 de agosto de 2024, o Auditório Heleny Guariba, na Praça IV Centenário, foi o cenário de uma reunião crucial para o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC/SA). Conselheiros se reuniram para revisar e atualizar o Regimento Interno, buscando garantir que as normas e práticas do conselho estejam alinhadas com as demandas atuais da cultura em Santo André.
📌 Entre os tópicos discutidos, destacou-se a necessidade de revisar os capítulos V e VII do Regimento Interno. O objetivo era tornar os artigos mais coerentes e aplicáveis à realidade, abordando, por exemplo, procedimentos para a substituição de conselheiros e a exigência de uma aprovação de 2/3 do grupo para a deliberação de decisões importantes. Essas mudanças visam fortalecer a governança e a participação democrática dentro do conselho.
💡 A reunião também abriu espaço para a possível criação de Grupos de Trabalho (GTs), que poderão colaborar na formulação de diretrizes que reflitam mais de perto as necessidades do Fórum de Cultura. A proposta inclui uma visão de futuro onde o fórum poderia ser setorizado, contemplando diferentes segmentos culturais – como coletivos, trabalhadores e usuários da cultura. No entanto, devido à atual conjuntura, o fórum permanece unificado, refletindo as condições e desafios enfrentados pela cultura na região.
📸 A cobertura dessa reunião foi realizada por Ricardo Molina, da Rede Integrativa, que também é membro do CMPC/SA na gestão 2024. Ricardo desempenhou um papel fundamental ao documentar os detalhes desse encontro significativo, que marca mais um passo no fortalecimento das políticas culturais em Santo André.
Síntese dos informes da reunião de ontem:
1. Fui contemplado na LPG no ano passado. Posso enviar um novo projeto de Audiovisual no edital da LPG2024? NÃO
2. Posso ser contemplado nos editais PNAB2024 e LPG2024? SIM, desde que sejam projetos diferentes.
3. Em setembro devem ser publicados editais do fundo de cultura. Posso ser contemplado nos três? SIM, desde que sejam projetos diferentes.
Boa sorte!
Participe do grupo do Fórum de Cultura no Whatsapp
https://chat.whatsapp.com/DberCeIm0GE6pueJy3sje4